André Borges

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal da Bahia (1998), mestrado em Administração pela Universidade Federal da Bahia (2000) e doutorado em Ciência Política – University of Oxford (2005). Atualmente é professor adjunto (DE) do Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília. Suas áreas/ interesses de pesquisa incluem o estudo do federalismo, eleições e políticas públicas na esfera estadual, descentralização/ participação e reforma de políticas sociais.

Projetos de Pesquisa

2010 – Atual Como se elegem os governadores? Geografia do voto e dinâmica eleitoral em quatro estados da federação (BA, RN, MG e RS)
Descrição: Esta pesquisa tem por objetivo analisar a dimensão territorial da política eleitoral nos estados, buscando identificar a existência ou não de padrões territoriais regulares na distribuição dos votos nas eleições para governador, e em que medida estes padrões seriam condicionados pelos mecanismos formais e informais utilizados pelo chefe do Executivo e seu grupo político para reduzir a incerteza na arena eleitoral. Em especial, busca-se verificar o impacto da clivagem situação-oposição nos níveis estaduais e federais sobre os padrões de votação nos pleitos majoritários estaduais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação ( 2) .
Integrantes: André Borges de Carvalho – Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsa..

2009 – Atual Geografia do Voto e Instituições Políticas Estaduais: um estudo de quatro estados da federação (BA, RN, MG e RS)
Descrição: O projeto tem dois objetivos centrais. Mapear a evolução ao longo do tempo dos padrões territoriais de votação associados aos principais partidos/coalizões de situação/oposição presentes nos estados brasileiros, investigando o papel das nomeações do alto escalão estadual para a reprodução dos grupos políticos estaduais e, ainda, para a construção de coalizões eleitorais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação ( 3) .
Integrantes: Alvino Sanches Filho – Integrante / Calos Vasconcelos Rocha – Integrante / André Borges de Carvalho – Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro..

2007 – 2010 Repensando a Política Estadual: Competição vertical, políticas sociais e mudança eleitoral nos estados brasileiros
Descrição: O projeto tem por objetivo entender o recente crescimento eleitoral da esquerda e a renovação dos quadros dirigentes nos estados mais pobres e de menor competitividade eleitoral do país..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação ( 2) .
Integrantes: Alvino Sanches Filho – Integrante / Antônio Sérgio A. Fernandes – Integrante / André Borges de Carvalho – Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro..

2007 – 2009 Governo, políticas sociais e ciclo eleitoral nos estados brasileiros: o caso da Bahia
Descrição: O projeto se propõe a investigar a relação entre gasto social e ciclo político-eleitoral na esfera estadual de governo, a partir da análise do caso da Bahia. A pesquisa objetiva entender duas questões principais: a) qual a relação entre competição política e a produção de políticas públicas de gasto sociail? b) qual o impacto dessas políticas sobre os resultados eleitorais?.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação ( 1) .
Integrantes: Celina Souza – Coordenador / Alvino Sanches Filho – Integrante / André Borges de Carvalho – Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro..

2007 – Atual O uso de recursos de autoridade, interesses e solidariedade na política social. Sub-projeto: Atores públicos e privados na condução de programas sociais
Descrição: Abordar o tema da democracia e da igualdade social através do foco nas transformações dos padrões de interação entre estado, mercado e sociedade ocorridas nas décadas recentes..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Celina Souza – Integrante / Elisa Reis – Coordenador / Soraya Côrtes – Integrante / Celi Scalon – Integrante / André Borges de Carvalho – Integrante.
Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos – Auxílio financeiro..

Politics, Education and Institutional Change: Reforming School Governance in Brazil, 1983-2003
Situação: Desativado; Natureza: Outra.
Integrantes: André Borges de Carvalho – Coordenador.
Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1051763855783856
Contato: andrebc@unb.br
Horário de Atendimento:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: